Faro

Cidade de Faro: Sporting Clube Farense

Desporto nº 1.

Assim como no Brasil, o futebol é o principal “desporto” de Portugal.

As pessoas acompanham os campeonatos do mundo todo e é difícil achar alguém sem clube ou que não goste do esporte.

Uma coisa interessante sobre futebol lusitano é que os torcedores (ou adeptos) são basicamente divididos em três times: Porto, Benfica e Sporting.

E, como no interior do Brasil, escolhem como segundo time alguma equipe (ou equipa) da cidade de onde nasceram.

Sporting Clube Farense:

Em Faro, o segundo time de muitos é o Sporting Clube Farense. É o clube mais antigo da região, fundado em 1º de abril de 1910.

Seus maiores feitos ocorreram entre o fim da década de 80 e meados da década de 90.

Na temporada (ou época) 1989/90, o time de Faro, que recém havia retornado à segunda divisão, vai contra todas as expectativas e chega à final da Taça de Portugal, onde acaba perdendo para o Estrela da Amadora.

Na mesma temporada, consegue mais uma vez subir à primeira divisão, onde manteve-se até 2001/02.

Sem Título

Durante os 11 anos na elite do futebol português, tem sua melhor classificação de sempre em 1994/95, ficando em 5º lugar e garantindo o acesso à Taça da UEFA.

Infelizmente, a participação foi pequena pois perdeu logo na 1ª eliminatória para o Lyon, mas foi o suficiente para se consagrar como melhor equipe algarvia.

scf-lyon

Sou de Faro, sou Farense!

Porém, alguns torcedores fogem da curva. Aqui, existe uma forte campanha para que as pessoas torçam apenas para o time local. Com o slogan “És de Faro, és Farense!” ou “Sou de Faro, sou Farenese”, a diretoria, com o apoio dos próprios torcedores, tenta angariar mais sócios para o clube.

Inclusive, andando pelas ruas, tu consegue ver as frases grafitadas em vários lugares:

1240480_1385662851662354_1573224548_n

No dia 6 de dezembro de 2015, tive a oportunidade de estar presente no Estádio de São Luís para acompanhar um dos dérbis do Algarve, Farense x Olhanense.

Além dos dois times, ainda temos o Portimonense, da cidade de Portimão.

Olhão, município que fica há uns 15min de distância, conhecida por um hotel 5 estrelas, recebeu essa “homenagem” durante o jogo:

Sem Título
“Um hotel de ★★★★★”, “um clube de m****”, “eis a vossa terra.”

Por falar nisso, a claque – como é conhecida a “torcida organizada” de cada clube – é muito animada e compensa o número pequeno de adeptos. Como de costume, ela fica atrás do gol cantando o tempo todo e fazendo um show à parte no campo.

Infelizmente o resultado no dia não foi bom: Farense 1×2 Olhanense. Desde o começo do jogo o time rival pareceu mais organizado em campo e mereceu a vitória. De qualquer forma, foi uma experiência muito legal.

Confira o vídeo do dia do jogo:

Bilhetes:

Para jogos do Campeonato Português, há bilhete inteiro e meia-entrada para estudante.

Nos jogos da Taça de Portugal não há desconto e paga-se o valor inteiro. Esse bilhete te dá direito a ir na arquibancada principal.

Se tu quiseres, também é possível ir na área da claque.

Ver um jogo tão próximo do gramado, ouvir os xingamentos portugueses e sentir-se seguro dentro do estádio são algumas das coisas que mais chamaram nossa atenção.

Gostou? Curte, compartilha! Para mais conteúdos, siga-nos no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *