Universidade do Algarve

Bolsa de estudos na Universidade do Algarve

A boa notícia é que existem bolsas de estudos para brasileiros sim.

A ruim é que, por enquanto, são poucas e não são de 100%. Ou seja, elas apenas contemplam uma parte da taxa anual.

Para 2018/2019 a taxa fica reduzida a 1.100 euros por ano.

E esse é um assunto muito importante, pois tenho certeza que elas viabilizariam a vinda de mais alunos para Portugal.

E como conseguir essa bolsa?

Bom, como eu disse, não são muitas bolsas disponibilizadas. Para cada curso existe uma ou, no máximo, duas. Além disso, elas são atribuídas prioritariamente aos candidatos da 1ª fase, transitando sucessivamente para as fases seguintes caso não tenham sido contempladas.

E a parte principal é que são bolsas de mérito. Isso quer dizer que os candidatos com melhores notas é que ganham essas bolsas.

Tempo é dinheiro.

Mas, como eu disse, a universidade dá preferência para quem se inscreve na 1ª fase de candidaturas. Isso quer dizer que um estudante que tenha nota média de 600 pontos, e ela seja a maior nota da primeira etapa, pode ganhar a bolsa enquanto outro estudante inscrito na 2ª fase, e com média de 700, não.

Portanto, se tu tens vontade de vir, tenta decidir logo.

Ainda existem outras bolsas de estudos concedidas pelo Serviços de Ação Social, porém elas são apenas para estudantes portugueses. A justificativa é meio óbvia. Quem “patrocina” essas bolsas é o governo de Portugal, e eles não subsidiam alunos de outros países.

Quer saber se tens chance? Então clica AQUI.

E veja o número de vagas, número de candidatos, nota de corte e nota de bolsa, para todos os cursos, do processo seletivo de 2017/18 da Universidade do Algarve.

Dúvidas? Comente! Para mais conteúdos, curte e segue nosso Facebook e Instagram!

 

0 comentários

  • Arthur

    Boa noite, gostaria de saber se por exemplo: o aluno que se classificou em primeiro não efetuar a matrícula a bolsa passa automaticamente para o segundo colocado ou ela passa para a segunda etapa das inscrições?

  • Renata Marques

    Dúvida sim, vou fazer minha dupla cidadania portuguesa, você sabe se o governo vai disponibilizar esta bolsa para estudo? Outra coisa é que se sou graduada aqui no Brasil e for estudar em Portugal (mestrado ou pós graduação), vou ter que validar meu nível superior para ganhar a bolsa? ou pelo menos fazer mestrado, poderei, sem ter que validar ?

    • andreries

      Oi, Renata! Em relação ao Mestrado, essa bolsa não tem nada a ver, porque isso é para graduação. Até onde eu sei, tu tem que enviar documentos para UAlg no ato da candidatura do Mestrado que provem que tu já é formada e existe bolsa para os alunos com melhores notas, independente de nacionalidade. Fala comigo pelo Facebook para que eu possa te indicar pessoas com mais e melhores formações.

    • andreries

      Olá, Janete! Se tu quiser entrar como aluna integral de mestrado na UAlg, a única forma de conseguir uma bolsa é se tiveres a maior nota entre os candidatos. Se tu for aluna de alguma instituição brasileira, existem alguns programas de bolsa para estudar fora, é uma questão de conferir no gabinete de mobilidade (ou similiar) que seja responsável por isso.

  • Vanessa Costa

    André, bom dia! Estou na fase inicial ainda de estudar fora…Faço uma graduação aqui e a faculdade trabalha na base do intercâmbio com instituições aí, onde eu não teria custo com faculdade. Meus custos são moradia, alimentação e passagem. Você sabe de algum programa de bolsa ou auxílio para moradia/passagem? Gostei da forma resumida e direta do blog. Outra coisa, em relação a trabalho por aí, tem oportunidade?

    • andreries

      Olá, Vanessa! Em relação a bolsas, conheço o programa do Santander Universidades, por exemplo. Às vezes, a própria instituição de ensino sabe indicar outros programas de bolsa. Não é difícil achar trabalho por aqui, principalmente na área de turismo e comércio. Para áreas mais específicas, pode ser um pouco mais complicado. Tem um post aqui no blog que fala sobre isso 🙂

  • Marcos Ramos

    Olá André, gostaria de saber se tem como ver a média das notas das pessoas que conseguirão bolsa, ou seja qual a média de cada curso para conseguir bolsa com base nos anos anteriores?

  • Ana Hernandez

    Olá Andre, quando você efetuou a matrícula mandou o histórico escolar e declaração de conclusão do ensino médio originais ou apenas a cópia autenticada apostilada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *