Ir para conteúdo

Sistema de Saúde em Portugal

É obrigatório:

Quando solicitamos o visto para entrar em Portugal, um dos documentos necessários é o “Seguro médico internacional de viagem”. Esse seguro pode ser privado, contratado através de diversas empresas, ou pode ser público: o PB4-INSS.

Caso tu venha para fazer mobilidade, ficar 6 meses ou um ano, o seguro privado é válido, até porque é um período de tempo relativamente curto. Agora, se tu vens pelo ENEM, para fazer o curso todo, o PB4 também é uma boa opção.

Porque ficando aqui durante 3, 4 ou 5 anos, talvez o seguro de saúde privado seja uma despesa considerável e utilizar o sistema de saúde português não seja uma má ideia.

O que é o PB4?

Um acordo entre os países que te dá o direito de usufruir do serviço de saúde público de Portugal.

Em Porto Alegre, o documento pode ser retirado no prédio do Ministério da Saúde. Para a concessão dele, é preciso o passaporte e a carta de aceite da universidade. Talvez eles peçam mais algum documento, porque cada lugar diz uma coisa diferente, então aconselhamos a ligar para pegar as informações.

Sistema Nacional de Saúde (SNS):

urgencias-hospital-de-faro-2016_5-1024x683
Hospital de Faro

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) caracteriza-se por ser nacional, universal, geral e gratuito. É nacional uma vez que deve ter uma cobertura de âmbito nacional, apesar de na prática apenas cobrir Portugal continental. É universal, uma vez que todos os cidadãos Portugueses e todos os residentes apátridas e estrangeiros em condições de reciprocidade, têm acesso ao mesmo. É geral, uma vez que compreende toda a gama de cuidados de saúde primários e diferenciados, incluindo a vigilância e promoção da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento de doentes e a reabilitação médica e social. É gratuito, uma vez que o sistema é financiado inteiramente pelo Estado através da tributação geral, sendo os cuidados de saúde tendencialmente gratuitos para os utentes. Apesar disso, são cobradas taxas moderadoras, que não se destinam tanto a financiar o sistema, mas sobretudo a limitar o acesso desnecessário a certos serviços (ex.: evitar que uma pessoa com um pequeno corte num dedo se dirija ao serviço de urgência médico-cirúrgica de um hospital em vez de dirigir ao serviço de urgência básica da sua área de residência.)

Ou seja, caso tu tenha mesmo que ir ao hospital, terá que pagar uma taxa de 17€, dependendo dos procedimentos necessários no teu atendimento. Já numa consulta privada, o valor é bem mais alto.

Assim como no Brasil, a pessoa passa por uma triagem onde é diagnosticada a urgência do atendimento. São cinco níveis, divididos por cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.

Para pequenos problemas de saúde, nas próprias farmácias eles fazem uma “consulta” e te indicam o remédio conforme teus sintomas, evitando que tu vá até o hospital e crie filas maiores.

Cartão de Utente:

Finalmente, o documento do PB4 tem duração de um ano, entretanto não precisa ser renovado.

Assim que o teu título de residência (cartão) estiver pronto,  tu deve se dirigir ao Centro de Saúde e te registrar para que tenha o “Cartão de Utente”. Depois disso, toda vez que tu renová-lo, automaticamente o teu cadastro também é renovado e tu permanece com o direito de utilização.

PS: o número europeu de emergência é 112.

ambulancia_inem_32084fba1_resizedbody

Dúvidas? Comente!

seguro saúde; sns; sistema nacional de saúde; hospital; saúde; pb4; seguro médico; cartão de utente; centro de saúde;

 

 

Anúncios

andreries Ver tudo

Gaúcho, brasileiro, 26 anos, estudante de Gestão na Universidade do Algarve, em Portugal.

26 comentários em “Sistema de Saúde em Portugal Deixe um comentário

  1. Para quem vai com a família (no meu caso eu e minha esposa estaremos indo para realizar nosso Mestrado na Ualg e temos um filho menor, 04 anos quando estivermos ai), você recomendaria termos além do PB4, também termos um plano de saúde privado pago em Portuga?

    Curtir

    • Olá, Nivaldo! Essa é uma boa pergunta. Minha sugestão é que tu fale com o Alexssandro Becker, pode procurá-lo no Facebook. Ele acabou de ter um filho e tenho a impressão que vem usando o sistema público, então pode te dar uma visão melhor sobre esse assunto. Grande abraço!

      Curtir

  2. Oii, vi vários posts seus sobre Fato, estarei indo estudar na Ualg dia 1 de fev, aliás, minha passagem está comprada mas até agora não recebi o contato do consulado de sp para estar indo ate la fazer o visto, vi que você foi até la e recebeu ele na hora né? Mas quando ligo la ninguém me dá esta opção, podes me explicar certinho como você fez isto?

    Curtir

    • Oi, Grace! Então, o próprio vice-consulado de Porto Alegre me deu essa opção e entrou em contato com São Paulo. De repente tenta falar com alguém da tua cidade ou da onde tu deu entrada no processo do visto 🙂

      Curtir

  3. BOA NOITE,
    ME CHAMO RAFAEL E ESTOU INDO MORAR EM FARO COM A MINHA ESPOSA E DOIS FILHOS PEQUENOS, PORÉM, EU POSSUO CIDADANIA PORTUGUESA, NESSE CASO, O QUE ME ACONSELHA A FAZER COM OS MEUS FILHOS?
    OBRIGADO.

    Curtir

    • Oi, Rafael! Então, acho que mesmo com filhos, o sistema de saúde público português é suficiente. O que eu posso te aconselhar é falar com o Alexssandro Becker, pode procurar ele no Facebook. Ele acabou de ter um filho e pode te dar uma opinião mais pertinente 😉

      Curtir

  4. Boa tarde André, parabéns pelo blog, sou do Rio de Janeiro e vc entrou em contato comigo hoje pelo fato da minha filha ter sido aprovada na UAlg, estive visitando o seu blog e achei bastante interessante em breve estaremos chegando aí, parabéns e um abraço.

    Curtir

  5. Oi André ! Estou com uma dúvida, no site do consulado está escrito assim “O seguro de saúde privado pode ser substituído pelo PB4, caso o requerente seja beneficiário do INSS.” então como é possível nós que somos jovens usarmos o PB4 ?

    Curtir

    • Oi, Jaqueline! Hmm, eu já tinha carteira de trabalho quando fiz isso, não sei se muda alguma coisa. Mas tenta te informar no próprio Ministério da Saúde (ou algum órgão que o represente) da tua cidade 😉

      Curtir

    • Olá, Dorina! O inverno é bem definido ao fim do ano, entre novembro, dezembro e janeiro. É frio, mas não muito rigoroso (se comparado com outras cidades de Portugal ou Europa), com a temperatura chegando no mínimo a uns 4/5 graus, às vezes com uma sensação térmica mais baixa.

      Curtir

  6. Oláa! To no processo da candidatura pra Faculdade de Comunicação da Universidade do Algarve. Primeiro de tudo: muuuito obrigada por esse blog! Ajudou bastante! Segundo: estou com dúvidas em relação a conta no banco. Será que você poderia fazer um post falando sobre como é esse processo? Eu tenho que fazer alguma coisa no meu banco daqui? Tenho abrir uma conta em Portugal? Como a minha mãe (ela que vai me mandar dinheiro mensalmente) faz para me enviar dinheiro? É no banco? é em casa de conversão? Estou muito perdida em relação a isso. Obrigada de novo!! Fico no aguardo.

    Curtir

    • Olá, Carolina! Que bom que ele está ajudando 🙂 Hoje em dia, a maneira de transferir dinheiro que eu mais escuto falar é através do Transfer Wise. Além disso, existem alguns outros meios, como Visa Travel Money ou através de cartão internacional do banco que tu tens conta no Brasil. De qualquer forma, logo vai ter post sobre isso 🙂

      Curtir

  7. OLá André! Muito bom o seu blog! Obrigada por todas as informações!
    MInha filha irá estudar em Faro a partir de setembro/2017. Eu irei com ela para passar os primeiros 10 dias e aproveitar um pouquinho as dicas turísticas que você deu.
    Minha pergunta é: Precisamos reservar alojamento para ela morar desde o Brasil ou é possível chegar aí e em uma semana conseguir?

    Curtir

    • Oi, Giovanna, parabéns pela tua filha 🙂 Eu sugiro já começar a procurar desde já, pois está um pouco difícil achar apartamentos em Faro para alugar. O número de estudantes vem crescendo bastante..

      Curtir

  8. Obrigada, André! Mais uma coisa: Se conseguirmos o PB4 INSS, então para embarcar só será preciso o seguro viagem, que cubra somente o percurso?

    Curtir

  9. Oi André tudo bem? Eu estou em faro já tem quase um ano, assim que chegueu fui no centro de saúde pra tirar o número de utente, porém quando cheguei lá a mulher disse que não era lá. Depois fiquei sabendo que era num lugar atrás do pingo doce (o perto do fórum) fui lá e me deram um carne azul, e eu achei que o número q tava nele era o número de utente. Alguns dias antes de voltar para o Brasil de férias descobri q o número de utente se tira sim lá no centro de saúde e agora não sei se tenho que renovar o pb4 ou não. Você tem alguma idéia do que devo fazer?
    Muito obrigada (:

    Curtir

    • Olá! Tendo em vista que aparentemente tu não está cadastrada no Centro de Saúde, é melhor fazer novamente o PB4. Depois, tens que ir ao Centro de Saúde e te cadastrar lá sim. Ele fica próximo ao Consulado de Angola.

      Curtir

  10. Olá andre, bom dia! Irei passar uns dias no início de novembro no Algarve! Quais as dicas pra conhecer região? Daqui a dois anos irei morar em Portugal, irei me aposentar, mas gosto muito de praia. Moro no Rio. Obrigada. Claudia

    Curtir

    • Olá, Cláudia! Tens que conhecer as praias, porém em Novembro já não é tão quente. Por isso, podes aproveitar para conhecer as cidades mais históricas, como Tavira, Silves, Castro Marim, Loulé..

      Curtir

  11. Olá André, tudo bem?

    Qual o valor que se paga pelo PB4, para estrangeiro ? O seguro saúde internacional eu já sei, mas o do PB4 não consegui informações. Obrigado e parabéns pelo blog! Tem nos ajudado demais!

    Curtir

    • Olá, Mauricio! Olha, o PB4 é um protocolo utilizado apenas para brasileiros em Portugal (até onde eu saiba). Acredito que uma pessoa de outro país tenha regras diferentes. Por exemplo, um cidadão da União Europeia eu sei que precisa apenas fazer um cadastro no Centro de Saúde.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: