Ir para conteúdo

Estudar em Portugal com a nota do ENEM

Já imaginou estudar em Portugal usando a nota do ENEM?

Exatamente, para se candidatar à uma vaga no ensino superior de Portugal você irá usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

O mesmo que usamos para entrar nas universidades no Brasil.

Isso vem de um acordo entre os dois países de março de 2014. A Universidade de Coimbra foi a primeira utilizar esse processo seletivo. Atualmente, são 20 instituições no país utilizando o ENEM para selecionar os alunos brasileiros.

Entre elas, a Universidade do Algarve.

Com isso, você poderá se tornar um aluno internacional em Portugal e fazer todo o curso aqui, seja ele de 3, 4 ou 5 anos.

Como funciona o processo de seleção?

Bom, em relação ao ENEM, se tu conseguiu entrar a tempo e fazer a prova nos dois dias, meus parabéns, já foi melhor que muitos.

enem_atrasado

Porém, aqui no Algarve é necessário no mínimo 500 pontos na prova de redação e 475 em cada uma das provas restantes. Além disso, são atribuídos pesos diferentes para cada nota dependendo do curso escolhido.

Mas não necessariamente deves utilizar o último ENEM. Se tu fizeste nos anos anteriores, também pode usá-los. É aceito as notas de todos os anos, desde 2009.

Quando posso me candidatar?

O processo seletivo é totalmente online e dividido em três fases:

  • 1ª fase de apresentação de candidaturas: 04 de dezembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018 
  • 2ª fase de apresentação de candidaturas: 05 a 29 de março de 2018
  • 3ª fase de apresentação de candidaturas: 07 de maio a 08 de junho de 2018

Nas candidaturas, você precisa anexar os seguintes documentos:

  • Fotocópia simples do passaporte ou do documento de identificação do candidato; (caso não tenha passaporte, pode ser identidade ou carta de motorista)
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato reúne as condições; (imprima, preencha, assine e escaneie)
  • Documento comprovativo da conclusão do ensino secundário português (ensino médio) ou equivalente ou, da titularidade de habilitação necessária e suficiente para o acesso ao ensino superior no país de origem, devidamente certificado pelas autoridades competentes; (o histórico escolar do ensino médio)
  • Documento comprovativo da classificação obtida; (aqui você deve entrar no site do ENEM/Sisu e tirar um print das suas notas)
  • Comprovativo do nível de domínio da língua de ensino; (somos brasileiros, não precisamos desse documento)

No ato da inscrição é preciso pagar o valor de 50€, apenas para concorrer.

Se ficou interessado, leia o post a respeito dos custos de estudar na UAlg.

A UAlg se preocupa muito para que o processo de vinda do aluno seja facilitado. Inclusive, regularmente, são feitas reuniões com diversas áreas da instituição para discutir o que pode ser melhorado nas fases de candidatura e matrícula futuras.

Minha sugestão é que se tome a decisão o mais cedo possível, para que se tenha tempo suficiente para todos os trâmites antes de vir em Setembro, que é quando começam as aulas (2ª metade do mês).

Em 2015, eu me inscrevi só na 3ª fase e foi uma correria tremenda, inclusive perdi a semana de recepção e a primeira semana de aula. Mas naquele ano, ela ocorria um pouco tarde. Uma das sugestões dos alunos, e que a universidade acatou, foi antecipar um pouco a data da última etapa.

Além disso, o planejamento é muito importante. Procure o máximo de informação do curso que pretende cursar, analisando com atenção a grade curricular e conversando com alunos que já estejam estudando. Também saiba mais sobre Faro, pois estamos falando de uma cidade pequena e não de uma metrópole como Lisboa.

E lembrando que a maioria dessas informações são a respeito da Universidade do Algarve, podendo existir alguma diferença de prazos e classificação de notas em relação às outras instituições portuguesas.

Dúvidas? Comente! Para mais conteúdos, curte e segue nosso Facebook e Instagram!

universidade; graduação; faculdade; portugal; enem; algarve; ensino superior; intercâmbio; inscrição; estudar em Portugal; Universidade do Algarve;

 

Anúncios

andreries Ver tudo

Gaúcho, brasileiro, 26 anos, estudante de Gestão na Universidade do Algarve, em Portugal.

67 comentários em “Estudar em Portugal com a nota do ENEM Deixe um comentário

    • Oi, Alan! Acredito que seria legal se inscrever em mais de uma, até pra que tu tenha mais chances. Mas eu sugiro que te inscreva naquelas que realmente tem interesse, porque tu pode acabar ficando com uma vaga que nem desejava de verdade e acabar atrasando o processo pra outra pessoa que quer muito vir.

      Curtir

  1. andre, tem um arquivo em que eles pedem um “Documento comprovativo da classificação obtida”, mas não sei nem onde procurar, já varri a internet e nada. Onde tu conseguiu?

    Curtir

  2. Tenho cidadania Portuguesa. Será que fazer o ENEM aqui no Brasil poderei usar a nota para estudar como cidadão português e Algarve ?
    Entendo que tudo facilita pra mim sendo cidadão, mas ao invés deu ir pra Portugal participar do “concurso” português para entrar na faculdade, eu posso fazer aqui o enem e usar para tal ?

    Curtir

    • Oi, Bruno! Cara, se tu já tem a cidadania não pode entrar como aluno internacional. O que tu poderia fazer é pedir a cidadania depois de já ter entrado. No teu caso, só entrando através do concurso nacional português mesmo.

      Curtir

  3. Olá Andre
    Você sabe me dizer sobre os cursos Técnicos Superiores Profissionais? Já possuo curso superior e me interessa mudar de área. Você sabe se aceitam brasileiros e se há bolsa para estes cursos? Tentei achar no site da UAlg mas não consegui… Adorei seu site! Abraços

    Curtir

  4. Olá! Você sabe se aceitam brasileiros e se oferecem bolsas nos cursos Tecnicos Superiores Profissionais? Procurei no site da UAlg mas não encontrei… Adorei seu site! Abraços.

    Curtir

    • Oi, Hygor! É possível usar a nota de outros anos, depende de cada faculdade estabelecer até qual. Se eu não estou enganado, a Universidade do Algarve estava aceitando neste ano nota do ENEM até 2012. Abraço!

      Curtir

      • Olá, estou com dúvidas a respeito da matrícula, pois vi no site que um dia após o resultado de classificação começa o prazo para a mesma. Gostaria de saber se ela é necessariamente presencial já que o prazo é curto e tem a questão do visto que só pode ser solicitado mediante a carta de aceitação, que tbm demora para ser analisado e obtido. Desde já obrigada, seu site é ótimo

        Curtir

      • Oi, Brenda! Então, o processo de matrícula não é presencial 🙂 Se tu ficar colocada em algum curso, tu vai ter que enviar uns documentos por correio aqui pra UAlg e também realizar o pagamento da primeira parcela mais taxa de matrícula via transferência internacional. Aqui eu explico um pouco sobre isso: https://vivendoemfaro.wordpress.com/2015/12/01/quanto-custa-estudar-na-universidade-do-algarve/ 🙂 Em relação ao visto, assim que a UAlg reconhece o pagamento e recebe os documentos, eles enviam por email a carta de aceite e também a declaração de residência (caso tu fique no alojamento universitário), para que tu possa dar entrada no processo do visto.

        Curtir

  5. Tenho muito interesse em fazer faculdade fora do brasil, mais não sei como funciona, tipo quero cursar Medicina e acredito qe fora do Brasil seja mais simples. Eu ganharia bolsa pra ir morar aí?

    Curtir

  6. Olá! Saberiam me dizer quais os cursos oferecidos? Eu curso Medicina Veterinária e é muito dificil encontrar o curso em universidades internacionais gostaria de saber se essa tem… obrigada!

    Curtir

  7. Ola,
    quero muito entrar na UALG com a nota do enem, só tem um detalhe tenho dupla nacionalidade Alemão e Brasileiro posso enfrentar problemas com relação a vagas internacionais, já que sou cidadadão europeu quero cursar Eng. mecanica.
    Outra duvida minha nota do enem não foi lá aquelas coisas tirei cerca de 600 em todas as materias será que tenho chance em ser chamado?
    agradecido.

    Curtir

    • Olá, Philipp! Então, tendo dupla nacionalidade, tu não pode entrar como estudante internacional. Tu teria que fazer o exame nacional alemão e utilizar a nota para ingressar na universidade aqui em Portugal :/

      Curtir

      • Oi andreries, td bem?
        Nesse caso de dupla cidadania, oq impede de se candidatar pelo ENEM? Temos que assinar algum documento/declaração alegando a cidadania?
        Poderia me informar quais documentos preenchemos?
        Obrigado!

        Curtir

      • Olá, Ramon! Faz parte do regulamento de acesso ao estudante internacional na UAlg. Quem tem dupla cidadania deve ingressar através do exame nacional português. Inclusive, na hora da inscrição, um dos documentos que devem ser preenchidos é uma declaração dizendo que tu reúne todas as condições necessárias para a candidatura.

        Curtir

  8. Fala André, tudo certo?
    Hoje abre o período de inscrições para 2017 e vou me inscrever para o curso de Design aí na UAlg.
    No formulário de Candidatura, tem dois campos que eu estou com dúvida, se tu puder me ajudar, ficaria muito grato.
    – Documento que comprove titularidade de qualificação que, no país em que foi obtida, lhe confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país
    – Documento que comprove titularidade de diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente

    Em ambos, eu devo colocar meu histórico escolar do EM Brasileiro, que contém o certificado de conclusão do EM?

    E sobre “Os documentos devem ser traduzidos para português ou inglês sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostilha da Convenção de Haia pela autoridade competente do Estado de onde são originários”, como os docs já estão em português, não preciso fazer nada né, só uma cópia já serve?

    Desde já, muito obrigado.

    Curtir

    • Olá, Felipe! A questão da tradução pode esquecer, porque os documentos brasileiros obviamente também são em português. Em relação aos outros dois documentos, é exatamente isso. Em regra, o próprio histórico escolar é um comprovante de conclusão do ensino médio e, portanto, pode ser anexado duas vezes.

      Curtir

  9. Adorei o teu post, explica super bem!
    Tenho uma duvida eu já obtenho a equivalência do meu ensino médio, consegui quando fui a Portugal em abril, e esse ano consequentemente não consegui fazer o enem aqui no brasil, sabe me dizer se tem algum meio para eu conseguir ingressar sem ser pela nota do enem? já cursei universidade auii no brasil ano passado e tive que trancar, será que com algum documento de que fiz vestibular consigo ingressar?
    Fico no aguardo, quero muito fazer gestão na ualg mais esse ano não consegui fazer o exame nacional ai devido atraso da documentação e nem aqui no brasil, pois cheguei um dia desses!
    Não sei como faco para ingressar!
    Obrigada desde já.

    Curtir

  10. Quero começar a estudar na UALG em 2017, mas em nenhum lugar encontro as notas de corte para os cursos, nem pesos pra cada área do ENEM… Você saberia me dizer onde eu encontro essas informações? Falando mais bruscamente, onde eu vejo quanto eu tenho que ter tirado pra passar nos cursos, não só o necessário pra concorrer?? Estou morrendo por essa resposta! 😀

    Curtir

    • “O curso de Medicina, que desde o tratado de Bolonha, deixou de ser uma Licenciatura passando actualmente a ser um Mestrado Integrado, mantém a duração de 6 anos letivos obrigando agora à elaboração de uma tese que, ao ser apresentada no final do sexto ano, aufere o grau de Mestrado ao Curso de Medicina.” Dá uma olhada aqui: http://www.cursodemedicina.com/portugal

      Curtir

  11. Oi, primeiramente quero dizer que o seu blog já me esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha! Obrigada por isso! Mas ainda faltou algumas haha Eu quero saber, após fazer a inscrição, na primeira fase por exemplo, quanto tempo demora para sair a lista de aprovação? O meu curso é psicologia, você sabe se a duração dele é 5 anos como no Brasil? Desde já! Obrigada!

    Curtir

    • Oi, Giovana! Que bom que está ajudando 🙂 Em relação ao tempo para sair os resultados, isso varia conforme o calendário, mas em geral eles saem uns 10 dias depois do fim das inscrições. Sobre o curso de psicologia, ele tem duração de 3 anos (como a maioria dos cursos aqui).

      Curtir

  12. Olá Andreries me tire uma dúvida, sou graduada em fonoaudiologia e em estética e Cosmético, posso fazer o curso de medicina como portadora de diploma?ou seja, sem as notas do Enem?

    Curtir

    • Olá, Tyara! Primeiramente, tu precisa reconhecer a tua graduação aqui em Portugal, e podes fazer isso na Universidade do Algarve. Depois, pode participar do processo seletivo para o curso de medicina.

      Curtir

  13. Olá, eu brasileira com cidadania portuguesa, estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo mudar para Portugal pra cursar medicina em Coimbra no ano que vem, existe algum outro método de entrar na universidade sem ter que fazer o Enem?

    Curtir

    • Olá, Emily! Tu também pode realizar o Exame Nacional Português para ingressar. Pode ser um pouco mais difícil por tu não ter feito o ensino médio aqui em Portugal, mas também não é nada fora do normal pelo que comentam 🙂

      Curtir

  14. Olá Andreries. Sou aluno do ensino superior no Brasil e gostaria de pedir transferência para a UAlg, e concluir o curso em Portugal. Como funciona o processo nesse caso?

    Rodrigo.

    Curtir

  15. Olá André, sou do Brasil e quero ir para UAL, porém pretendo ir daqui 2/3 anos por conta do financeiro. Então, gostaria de saber se mesmo que eu comece minha faculdade aqui no Brasil e eu passar para UAL, não perderei meus anos aqui e disciplinas? Ou seja, se eu for para aí, só continuaria concluindo o curso? Agradeço desde já, e aliás adorei seu blog, só me fez me apaixonar mais ainda.

    Curtir

    • Olá, Yasmin! Obrigado, espero que o blog continue te ajudando 🙂 Aqui na UAlg, tu pode solicitar “equivalência das disciplinas” já cursadas. Assim como nas instituições do Brasil, o processo se dá pela entrega de documentos (histórico escolar, ementa das disciplinas e metódo de avaliação) e avaliação por parte da coordenação/professores do curso. Ou seja, é possível sim aproveitar as matérias que tu fez no Brasil, mas é importante saber que existem fatores na análise (como carga horária e plano curricular) e que nem todas podem ser aceitas.

      Curtir

  16. o seu blog é fantástico!
    lendo os comentários ainda fiquei com uma dúvida: o certificado de conclusão do ensino médio brasileiro NÃO precisa ser visada NEM ter a Apostilha de Haia?

    Curtir

    • Olá, Aurea! Obrigado pelo “fantástico”, haha 🙂 No ato da candidatura, quando tu apenas faz um scanner, ele não precisa nem estar autenticado. Na etapa seguinte, quando a pessoa já está classificada, ela deve enviar por correio aqui para a Universidade do Algarve uma cópia apostilada do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar (geralmente está tudo em um documento apenas).

      Curtir

  17. Oi André, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog que está sendo de muita ajuda para mim, e eu e minha amiga estamos concluindo o ensino médio e vamos nos candidatar à Ualg, mas tenho uma dúvida, em questão dos alojamentos, procurei no site e não encontrei nada se nos alojamentos mistos teríamos como dividirmos um quarto lá, você saberia me informar? Obrigado

    Curtir

    • Olá, Gabriel! Acho que nenhum dos alojamentos da universidade são mistos. Existem os femininos e os masculinos. De qualquer forma, tu não pode escolher com quem irá dividir apartamento, apesar de que eles tentam colocar pessoas dos mesmos cursos e/ou nacionalidades próximos. Fico feliz que o blog esteja ajudando. Qualquer coisa, é só chamar.. abraço!

      Curtir

  18. Olá andré, tudo bem? desde já queria agradecer pelo psot, esclareceu muitas dúvidas minhas!
    Gostaria da sua ajuda em uma questão haha
    na declaração de honra da faculdade, eles pedem para colocar residencia, eu coloco uma residencia portuguesa ou uma brasileira?
    isso também acontece em um formulário da facul do porto, mas o código psotal que eles pedem só tem espaço para 7 números, diferente do nosso… de novo, coloco uma residencia portuguesa?
    Obrigada desde já 🙂

    Curtir

    • Oi, Luana! Na declaração que tu envia no ato da candidatura, tens que colocar teu endereço do Brasil. Não sei te dizer como funciona com a UPorto, mas no formulário da UAlg é possível colocar o CEP brasileiro 😀

      Curtir

  19. Olá, André! Conheci seu blog faz poucas horas e estou gostando muito. Agradeço-lhe muito pelas preciosas informações que você compilou aqui, pois me ajudou muito e sei que vai ajudar muitas outras pessoas.

    Fiz o ENEM em 2016 e pretendo utilizar minhas notas no exame para concorrer a uma vaga na UAlg. O curso que mais me atraiu foi o de Gestão de Empresas, porém vi que também oferecem a Licenciatura em Gestão, mas não consegui identificar grandes diferenças entre essas duas graduações. Como você é estudante de Gestão, você poderia me dizer por que escolheu tal curso e quais as diferenças entre ele e o de Gestão de Empresas?

    Curtir

    • A minha escolha pelo curso de Gestão Noturno foi apenas pela questão do horário mesmo. Como eu sempre fiz faculdade à noite, no Brasil, pra poder trabalhar durante o dia, acabei fazendo o mesmo aqui.

      A respeito das diferenças entre os cursos, eu e outros alunos temos dificuldades em entender também. O que se diz é que o curso de Gestão, por estar dentro da ESGHT, escola politécnica, tem um viés para o mercado de trabalho. Enquanto que Gestão de Empresas, estando dentro da Faculdade de Economia, ensino universitário, tem um viés mais acadêmico.

      De qualquer forma, eu nenhum dos casos tu vai estar excluindo possibilidades no futuro. São dois cursos com boa saída profissional.

      Fico feliz que o blog esteja ajudando. Qualquer coisa, só chamar no face! Abraço!

      Curtir

  20. André, primeiramente parabéns pelo blog. É muito difícil achar informações a respeito do processo na internet de fontes de quem fez o processo. Tenho amigos e ele tem amigos que fizeram e eles não souberam explicar a questão da autenticação dos documentos, se no processo de candidatura precisa ou não autenticar ou se é apenas se você foi aprovado. Achei minhas respostas nos seus comentários aqui e obviamente não poderia deixar de lhe agradecer por isso, já que eu fiz a inscrição sem autenticar, com base na experiência de quem fez antes de mim, mas ninguém soube me explicar essa parte.

    Muito obrigado e continue com o excelente trabalho.

    Curtir

    • Olá, Julia! Parabéns! 🙂 Primeiro, preciso frisar que tirei meu visto em 2015. Atualmente, muitas mais pessoas estão vindo para Portugal, o que quer dizer que os prazos estão diferentes. Na teoria, todo o processo deve durar 40 dias (entrega de documentos, ida e volta de Portugal e chegada do passaporte já com visto carimbado na tua própria casa). Porém, em 2017, algumas pessoas ficaram mais de 60 dias no processo. Tenha cuidado, entre em contato com o consulado que vais solicitar e veja como está a situação. 😉

      Curtir

  21. Olá, vou tentar minha candidatura agora na 2ª fase da Universidade do Algarve, mas quando os resultados saírem, já estarei em Portugal. Posso solicitar o visto de estudante já residindo no país?
    Ah, no ato da inscrição basta um print das notas do ENEM, mas e na matrícula? Preciso de algum documento autenticado ou algo assim?

    Grata

    Curtir

  22. Olá, se puder esclarecer minha dúvida: existe um limite de tempo para utilizar a nota do ENEM na candidatura? Por exemplo, se fiz o ENEM em 2015, posso utilizar essa nota para o ingresso em 2018/2019?
    E existe outra forma de ingresso para estudantes brasileiros que substitua o ENEM?

    Obrigada! Ótimo blog!

    Curtir

    • Oi, Grazyelle, obrigado pelas tuas perguntas. É possível utilizar ENEM de todos os anos, desde 2009. E a outra forma de ingressar na UAlg é realizando o Exame Nacional Português. Fico feliz que tenha gostado do blog 🙂

      Curtir

      • Obrigada pelo esclarecimento! Quanto ao Exame Nacional Português, qual o procedimento para a realização? É necessário estar em Portugal?

        Curtir

      • Oi, Grazyelle! Olha, peço desculpa, mas acho que já devia ter dito isso na primeira resposta. Para fazer o exame português, é preciso ser residente por mais de 2 anos em Portugal já. O que torna as coisas um pouco mais complicadas para um brasileiro.

        Curtir

  23. boa tarde;
    já sou formada no Brasil, mas prestei em 2017 o ENEM, posso utilizar para ingressar na Universidade aqui em Portugal, porem foram solicitados meu certificado de segundo grau e comprovantes do Enem apostilhados, o do EM ok, mas o do Enem o cartório no Brasil não o fez por não conter assinaturas a reconhecer, sabe como devo proceder?
    desde já muito obrigado, o blog realmente é maravilhoso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: